Nós no Festival Brasileiro de Cinema Universitário - FBCU!
A caravana pseuda não para! Agora fazemos parte da Mostra Informativa do FBCU! Muita honra! Não ganhamos prêmio, mas ganhamos a oportunidade de vislumbrar nosso humilde curta na tela grande, coisa muito fina! A première gloriosa se dará no dia 05/08, às 14h30, na Caixa Cultural, centro do Rio (reprise dia 06/08, às 13h). Venham todos! É de graça! Tragam vuvuzelas! Mais informações, acesse o programa do FBCU.

Photobucket
Nós no Festival de Vídeo Tela Digital!
É isso aí, gente! Não é que estamos concorrendo em um festival de vídeos? Pois é! Estamos importantes agora, vamos virar alguém na noite se ganharmos! Pra isso, precisamos do seu honorável e importantíssimo voto!
Vote em nós e nos ajude a conquistar reconhecimento e a comer caviar nas festas dos figurões do high society cinematográfico independente! O link é esse aqui: http://www.teladigital.org.br/templates/Player.aspx?contentId=6441
Obrigadas!
Viu a gente na MEGAZINE, do Globo?
Reportagem na Megazine
Clique aqui para ampliar.

Versão online aqui.
Assista agora!


Aula de violão de Maria Ephigênia Bombonière


Erros de gravação

Comente!!

17 comments:

  1. Oi Mari, ficou muito bom o curta!


    Carlinhos

    ReplyDelete
  2. Ahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahahahahahaha




    Poha, vcs são os verdadeiros intelectuais!
    quero uma ajudinha da Bombonière pra elaborar a minha monografia...

    ReplyDelete
  3. muito bom...hahhehahehhae me inspirou pra fazer a minha!

    ReplyDelete
  4. Olá, pessoal, parabéns pelo curta. Fiz um comentário em meu blog: http://metodologiadapesquisa.blogspot.com/
    Abraço,
    José Artur

    ReplyDelete
  5. Sugiro que contratem a Bombonière para dar aulas
    de portugues, porque "elucubrações" deveriam
    ser elocubrações. Essa galera não aprendeu a
    elocubrar na escola?

    ReplyDelete
  6. Quero solenemente informar que a palavra ELUCUBRAÇÃO está em conformidade com a Língua Portuguesa.

    ReplyDelete
  7. Hahaha, elOcubrações??????
    Essa pessoa precisa rever seus conceitos! Basta dar uma pesquisada no Google para confirmar o correto: elucubração!

    ReplyDelete
  8. Muito bom! Parabéns, morri de rir com o filme!
    E como tem pseudo intelectual nesse mundo não? Falei disso no meu blog, uns dias atrás, quiser dar uma olhada...
    http://seomeublogfalasse.blogspot.com/
    (quem me dera se vcs tivessem feito este vídeo quando eu estava fazendo a minha monografia de conclusão de pós graduação, ia ter me ajudado muito! Haha

    ReplyDelete
  9. Não pude deixar de comentar sobre esse tão elucidativo, complexo e contemporâneo vídeo. Não sem antes falar um pouco de mim... Sou universitária, tenho 47 anos, estou no último período e achava que minha dificuldade em entender determinados textos era somente causada pelo homicídio que cometi aos meus neurônios, pelo consumo desenfreado de bebidas etílicas por todos esses anos... Ah, como é bom ter com quem compartilhar!!!
    Estou lendo Baudrillard... Será que minha monografia tem futuro???? Porque a Ephigênia não baixa em mim???? Será a idade???? Me ajudem!!!!

    ReplyDelete
  10. Caras, sou orientadora de monografias, dissertações e teses, além de dar cursos de metodologia da pesquisa. O curta de vcs será agora o recurso didático inicial de toda aula minha. Simplesmente fantástico. Apesar de ser de outra área (ou melhor de uma junção de áreas - sou Bióloga com Doutorado em Educação) me reconheci no vídeo. Nada tão elucidativo quanto citar Marx, Weber, Durkheim, e no caso de minha área Paulo Freire.
    Adorei!!! Sugiro que façam versões em outras áreas. Já pensaram numa monografia de Biologia????
    Grande abraço
    Lana Fonseca

    ReplyDelete
  11. Parabéns!!!
    To aqui arrancando meus cabelos pra finalizar meu tcc e me graduar em Economia pela UFF.
    E não sei pq eu tava complicando tanto as coisas... é tudo tão simples, ne? rs
    Sucesso.

    ReplyDelete
  12. Tenho tanto orgulho dessas minhas amigas!!!!!

    Beijos e parabéns!

    ReplyDelete
  13. Parabéns!!!
    Embora, ainda ñ tenha vivido este drama. Conheço mts amigos q já passaram por isso. Qdo chegar minha vez, sem quem contar!rsrs :)
    ADOREI!!! MT ENGRAÇADO e bem produzido essa cómica paródia da realidade, rsrs!
    Um Grande Abraço!

    ReplyDelete
  14. Muito obrigado por entrar no meu blog, amei o vídeo de vocês e espero que vocês continuem fazendo sucesso!

    ReplyDelete
  15. Fui professor da Natalia Bombonière Weber e quero declarar o meu deslumbramento afetivo-intelectual com a agudeza do teor crítico aqui vídeo-corporificado, materializado nas elucubrações político-sarcástico-existencialistas que permeiam as idiossincrasias semeadas na comunidade iacsiana pela plêiade de disseminadores culturais... ôôôôô, entrei aqui só pra dar um beijo carinhoso na menina e deixar meus parabéns pro povo da Eu & Os Meus Produções. Mandem ver, literalmente! Dante Gastaldoni

    ReplyDelete
  16. genial!
    Estão de parabéns.
    Na minha faculdade, era mais ou menos assim mesmo...

    ReplyDelete
  17. Oi pessoal! Tudo bom?

    Meu nome é Dolores Orosco, sou repórter do G1, o portal de notícias da Rede Globo (www.g1.com.br)
    Vi o vídeo que vocês colocaram no YouTube, "Leave Belchior alone" e gostaria de fazer uma matéria.
    Vocês podem entrar em contato comigo?

    obrigada,

    Dolores Orosco Ferreira
    dolores.ferreira@tvglobo.com.br
    Tel.: (11) 3016-1891 / 8579-3223

    ReplyDelete


Como Fazer Uma Monografia Pseudo-Intelectual Nota 10 é um curta-metragem digital de comédia lançado no Youtube em 09 de março de 2009, realizado pela Eu&OsMeus Produções, em parceria com a Biancovilli's Studios .


Sinopse

Luciene Albuquerque (Priscila Biancovilli) é uma aluna do último período de Comunicação Social com dificuldades para escrever sua monografia. Eis que, misteriosamente, uma entidade pseudo-intelectual chamada Maria Ephigênia Bombonière (Natalia Weber) surge em sua casa para auxiliá-la nessa árdua tarefa. Com muito didatismo e vocabulário impecável, Bombonière explica o passo-a-passo de uma monografia nota 10 e guia a estudante pela sua apresentação perante os intelectuais professores responsáveis por sua avaliação.


Elenco

* Priscila Biancovilli (Luciene Albuquerque)

* Natalia Weber (Maria Ephigênia Bombonière)

* Kaike Fernandes (Professor Doutor Pablo Salles Bragança)

* Mariana Alencar (Professora Doutora Abigail Votorantim Monteiro Todeschini)

* Giulliano Della Rovere (Professor Doutor Giulliano Della Rovere)


Personagens

* Luciene Albuquerque (Priscila Biancovilli) - Luciene é uma aluna do último período de Comunicação Social, com problemas para começar sua monografia. Para espairecer, gosta de mandar recados no Orkut, e de ouvir músicas e ler revistas pouco cerebrais. Ela recebe a visita de Maria Ephigênia Bomborière (Natalia Weber), uma pessoa misteriosa disposta a ajudá-la com seu trabalho de conclusão de curso, para que ela atinja "a aquisição de seu grau máximo". Guiada por Bombonière, Luciene aprende a utilizar o vocubulário pseudo-intelectual corretamente e a impressionar seus avaliadores.

* Maria Ephigênia Bomborière (Natalia Weber) - Uma pseudo-intelectual profissional, que entra em contato com estudantes com dificuldades com a monografia para "inspirar no processo cognitivo de confecção de trabalhos de conclusão de curso". Confundida por Luciene por alguém que faz a monografia pra outrem, Bombonière a repreende, afirmando que apenas "fornece uma inigualável base dialético-cognitiva para que o trabalho adquira êxito acadêmico". Bombonière guia Luciene por 4 lições básicas sobre como estruturar sua monografia e acompanha a estudante durante sua apresentação, exibindo placas com palavras-chave para que ela não esqueça de mencioná-las durante sua explanação.

* Professora Doutora Abigail Votorantim Monteiro Todeschini (Mariana Alencar) - Uma das componentes da banca que avalia a monografia de Luciene. Tem phD em Estudos Europeus Femininos Pós-Modernos pela Universitè de Sorbonne, França. É catedrática do Instituto de Estudos da Influência da Nouvelle Vague no Expressionismo Alemão e autora do livro "O Carnaval e a Psicossemântica do Desnudamento do Feminino Enquanto Expressão Estética".

* Professor Doutor Pablo Salles Bragança (Kaike Fernandes) - Um dos componentes da banca que avalia a monografia de Luciene. Tem phD em Estudos Avançados do Frevo Pernambucano Sobre a Égide das Doutrinas Rastafári Afro-Ciganas pela Universidade de Juazeiro, Bahia. É coordenador do Centros de Estudos de Interdisciplinaridade entre o Renascimento Albanês e a Proto-Tropicália Pré-Ditatorial. É considerado o terceiro maior pesquisador especializado em Proust.

* Professor Doutor Giulliano Della Rovere (Giulliano Della Rovere) - Um dos componentes da banca que avalia a monografia de Luciene. Tem phD em Filosofia Marxista e Colapso da Economia Neoliberal Pós-Moderna pela Universidade de Moscou, Rússia. É pesquisador dos Cataclismas Culturais e Econômicos Sobre a Perspectiva da Deteriorização dos Valores da Sociedade Judaico-Cristã Ocidental e autor do artigo científico "O Engajamento Esquerdista Descortinando a Luta de Classes ad extremum nos Pontos de Varejo das Magalópoles Brasileiras".


Lições Pseudo-Intelectuais

Para que Luciene atinja a aquisição de seu grau máximo com sua monografia, Maria Ephigênia Bombonière a auxilia com 4 lições básicas, a saber:

* Um título imponente e impactante, juntando 3 expressões escolhidas por sorteio - Intelectuais, Pessoas Famosas e Períodos Históricos - e outras palavras e expressões típicas de um título de monografia pseudo-intelectual.

* Vocabulário básico de palavras muito usadas por pseudos-intelectuais para impressionar a banca, como heusrística, sinergia, recrudescimento, holística, entre outras.

* Formação de frases com as palavras do vocabulário básico, utilizando o máximo de recursos para aprofundar-se no pensamento e fazer com que a frase tenha o maior número de caracteres possíveis.

* Citações de intelectuais famosos como Marx, Nietzsche, Baudrillard, Maquiavel, Jung, Hegel, entre outros, copiando e colando a primeira frase que apareça após a busca desses nomes no Google (melhor ainda se estiver no idioma original - e sem tradução!).


Curiosidades

* O filme foi desenvolvido durante várias conversas on-line entre Natalia Weber a Priscila Biancovilli.

* Mariana Alencar e Priscila Biancovilli concluiram suas monografias durante o segundo semestre de 2008, e utilizaram esse conhecimento no roteiro do curta, além da observação de vários espécimes "pseudo-intelectuais" e alguns professores de ensino superior.

* Todas as palavras e expressões utilizadas no curta foram retiradas de artigos e livros da área de Humanas.

* As filmagens ocorreram entre 14 de fevereiro e 04 de março de 2009 .

* Nenhum ator foi remunerado pela participação no curta.

* Kaike Fernandes é o único ator do curta com experiência oficial em atuação.

* Toda a edição do filme foi realizada por Natalia Weber com uma versão de teste do programa Sony Vegas 8.0.

* O orçamento de Como Fazer Uma Monografia Pseudo-Intelectual Nota 10 soma R$ 1,50, preço pago pelo confete utilizado na cena final do curta.

* As filmagens foram realizadas na residência de Priscila Biancovilli e na Auto-Escola Shalom.

* Mariana Alencar usou no figuino de sua personagem uma peruca emprestada do salão de parentes de Priscila Biacovilli.

* Na camisa laranja do Che Guevara que Natalia Weber usa durante o curta lê-se: "Todo joven revuelto hay que tener una camisa de Che". A camisa pertence a Mariana Alencar, assim como a boina parisiense e os óculos de armação preta.

* O chapéu panamá usado por Kaike Fernandes em suas cenas é realmente do Panamá.

* Com dificuldades para controlar o riso, Natalia Weber precisou repetir várias vezes a cena em que sua personagem aconselha a estudante a levar a lista de palavras difíceis para memorizá-las no banheiro.

* Giulliano Della Rovere se inspirou em uma professora de Sociologia de sua escola para compor seu personagem.

* O cinegrafista do filme, Ricardo Biancovilli, é o mesmo do sucesso "Priscila Cantando Paco" (1992).

* Mariana Alencar se inspirou em uma professora da Escola de Comunicação da UFRJ para compor o visual hippie de sua personagem. Já o excesso de "nãã" em sua fala foi influência de outra professora da mesma instituição de ensino.

* Foram criados perfis falsos no Orkut para a gravação da cena em que Luciene manda um "scrap" para sua amiga Karollynny.


Trilha Sonora

Foram utilizadas as seguintes trilhas no curta-metragem:

* "Conversa de Botas Batidas", Los Hermanos

* "O Vento", Los Hermanos

* "J1", Mallu Magalhães

* "Tchubaruba", Mallu Magalhães

* "Ironside", Quincy Jones

* "Le Cornichons", Nino Ferrer

* "Je T'Aime Moi Non Plus", Serge Gainsbourg

* "Bom, Mau, Feio", Yordy Roelofs

* "Tô Nem Aí", Luka

* "'The Black Hawk War, or, How to Demolish an Entire Civilization and Still Feel Good About Yourself in the Morning", Sufjan Stevens


Figurantes

* Amanda Biancovilli

* Ti Bola

* Eric Figueiredo

* Gabriela Serrano


Agradecimentos

* Auto-Escola Shalom

* Salão Gênesis

* Ricardo Biancovilli, pelo seu incentivo e apoio incondicional