Nós no Festival Brasileiro de Cinema Universitário - FBCU!
A caravana pseuda não para! Agora fazemos parte da Mostra Informativa do FBCU! Muita honra! Não ganhamos prêmio, mas ganhamos a oportunidade de vislumbrar nosso humilde curta na tela grande, coisa muito fina! A première gloriosa se dará no dia 05/08, às 14h30, na Caixa Cultural, centro do Rio (reprise dia 06/08, às 13h). Venham todos! É de graça! Tragam vuvuzelas! Mais informações, acesse o programa do FBCU.
A caravana pseuda não para! Agora fazemos parte da Mostra Informativa do FBCU! Muita honra! Não ganhamos prêmio, mas ganhamos a oportunidade de vislumbrar nosso humilde curta na tela grande, coisa muito fina! A première gloriosa se dará no dia 05/08, às 14h30, na Caixa Cultural, centro do Rio (reprise dia 06/08, às 13h). Venham todos! É de graça! Tragam vuvuzelas! Mais informações, acesse o programa do FBCU.

Nós no Festival de Vídeo Tela Digital!
É isso aí, gente! Não é que estamos concorrendo em um festival de vídeos? Pois é! Estamos importantes agora, vamos virar alguém na noite se ganharmos! Pra isso, precisamos do seu honorável e importantíssimo voto!
Vote em nós e nos ajude a conquistar reconhecimento e a comer caviar nas festas dos figurões do high society cinematográfico independente! O link é esse aqui: http://www.teladigital.org.br/templates/Player.aspx?contentId=6441
Obrigadas!
É isso aí, gente! Não é que estamos concorrendo em um festival de vídeos? Pois é! Estamos importantes agora, vamos virar alguém na noite se ganharmos! Pra isso, precisamos do seu honorável e importantíssimo voto!
Vote em nós e nos ajude a conquistar reconhecimento e a comer caviar nas festas dos figurões do high society cinematográfico independente! O link é esse aqui: http://www.teladigital.org.br/templates/Player.aspx?contentId=6441
Obrigadas!
Assista agora!
Aula de violão de Maria Ephigênia Bombonière
Erros de gravação
Aula de violão de Maria Ephigênia Bombonière
Erros de gravação
Como Fazer Uma Monografia Pseudo-Intelectual Nota 10 é um curta-metragem digital de comédia lançado no Youtube em 09 de março de 2009, realizado pela Eu&OsMeus Produções, em parceria com a Biancovilli's Studios .
Sinopse
Luciene Albuquerque (Priscila Biancovilli) é uma aluna do último período de Comunicação Social com dificuldades para escrever sua monografia. Eis que, misteriosamente, uma entidade pseudo-intelectual chamada Maria Ephigênia Bombonière (Natalia Weber) surge em sua casa para auxiliá-la nessa árdua tarefa. Com muito didatismo e vocabulário impecável, Bombonière explica o passo-a-passo de uma monografia nota 10 e guia a estudante pela sua apresentação perante os intelectuais professores responsáveis por sua avaliação.
Elenco
* Priscila Biancovilli (Luciene Albuquerque)
* Natalia Weber (Maria Ephigênia Bombonière)
* Kaike Fernandes (Professor Doutor Pablo Salles Bragança)
* Mariana Alencar (Professora Doutora Abigail Votorantim Monteiro Todeschini)
* Giulliano Della Rovere (Professor Doutor Giulliano Della Rovere)
Personagens
* Luciene Albuquerque (Priscila Biancovilli) - Luciene é uma aluna do último período de Comunicação Social, com problemas para começar sua monografia. Para espairecer, gosta de mandar recados no Orkut, e de ouvir músicas e ler revistas pouco cerebrais. Ela recebe a visita de Maria Ephigênia Bomborière (Natalia Weber), uma pessoa misteriosa disposta a ajudá-la com seu trabalho de conclusão de curso, para que ela atinja "a aquisição de seu grau máximo". Guiada por Bombonière, Luciene aprende a utilizar o vocubulário pseudo-intelectual corretamente e a impressionar seus avaliadores.
* Maria Ephigênia Bomborière (Natalia Weber) - Uma pseudo-intelectual profissional, que entra em contato com estudantes com dificuldades com a monografia para "inspirar no processo cognitivo de confecção de trabalhos de conclusão de curso". Confundida por Luciene por alguém que faz a monografia pra outrem, Bombonière a repreende, afirmando que apenas "fornece uma inigualável base dialético-cognitiva para que o trabalho adquira êxito acadêmico". Bombonière guia Luciene por 4 lições básicas sobre como estruturar sua monografia e acompanha a estudante durante sua apresentação, exibindo placas com palavras-chave para que ela não esqueça de mencioná-las durante sua explanação.
* Professora Doutora Abigail Votorantim Monteiro Todeschini (Mariana Alencar) - Uma das componentes da banca que avalia a monografia de Luciene. Tem phD em Estudos Europeus Femininos Pós-Modernos pela Universitè de Sorbonne, França. É catedrática do Instituto de Estudos da Influência da Nouvelle Vague no Expressionismo Alemão e autora do livro "O Carnaval e a Psicossemântica do Desnudamento do Feminino Enquanto Expressão Estética".
* Professor Doutor Pablo Salles Bragança (Kaike Fernandes) - Um dos componentes da banca que avalia a monografia de Luciene. Tem phD em Estudos Avançados do Frevo Pernambucano Sobre a Égide das Doutrinas Rastafári Afro-Ciganas pela Universidade de Juazeiro, Bahia. É coordenador do Centros de Estudos de Interdisciplinaridade entre o Renascimento Albanês e a Proto-Tropicália Pré-Ditatorial. É considerado o terceiro maior pesquisador especializado em Proust.
* Professor Doutor Giulliano Della Rovere (Giulliano Della Rovere) - Um dos componentes da banca que avalia a monografia de Luciene. Tem phD em Filosofia Marxista e Colapso da Economia Neoliberal Pós-Moderna pela Universidade de Moscou, Rússia. É pesquisador dos Cataclismas Culturais e Econômicos Sobre a Perspectiva da Deteriorização dos Valores da Sociedade Judaico-Cristã Ocidental e autor do artigo científico "O Engajamento Esquerdista Descortinando a Luta de Classes ad extremum nos Pontos de Varejo das Magalópoles Brasileiras".
Lições Pseudo-Intelectuais
Para que Luciene atinja a aquisição de seu grau máximo com sua monografia, Maria Ephigênia Bombonière a auxilia com 4 lições básicas, a saber:
* Um título imponente e impactante, juntando 3 expressões escolhidas por sorteio - Intelectuais, Pessoas Famosas e Períodos Históricos - e outras palavras e expressões típicas de um título de monografia pseudo-intelectual.
* Vocabulário básico de palavras muito usadas por pseudos-intelectuais para impressionar a banca, como heusrística, sinergia, recrudescimento, holística, entre outras.
* Formação de frases com as palavras do vocabulário básico, utilizando o máximo de recursos para aprofundar-se no pensamento e fazer com que a frase tenha o maior número de caracteres possíveis.
* Citações de intelectuais famosos como Marx, Nietzsche, Baudrillard, Maquiavel, Jung, Hegel, entre outros, copiando e colando a primeira frase que apareça após a busca desses nomes no Google (melhor ainda se estiver no idioma original - e sem tradução!).
Curiosidades
* O filme foi desenvolvido durante várias conversas on-line entre Natalia Weber a Priscila Biancovilli.
* Mariana Alencar e Priscila Biancovilli concluiram suas monografias durante o segundo semestre de 2008, e utilizaram esse conhecimento no roteiro do curta, além da observação de vários espécimes "pseudo-intelectuais" e alguns professores de ensino superior.
* Todas as palavras e expressões utilizadas no curta foram retiradas de artigos e livros da área de Humanas.
* As filmagens ocorreram entre 14 de fevereiro e 04 de março de 2009 .
* Nenhum ator foi remunerado pela participação no curta.
* Kaike Fernandes é o único ator do curta com experiência oficial em atuação.
* Toda a edição do filme foi realizada por Natalia Weber com uma versão de teste do programa Sony Vegas 8.0.
* O orçamento de Como Fazer Uma Monografia Pseudo-Intelectual Nota 10 soma R$ 1,50, preço pago pelo confete utilizado na cena final do curta.
* As filmagens foram realizadas na residência de Priscila Biancovilli e na Auto-Escola Shalom.
* Mariana Alencar usou no figuino de sua personagem uma peruca emprestada do salão de parentes de Priscila Biacovilli.
* Na camisa laranja do Che Guevara que Natalia Weber usa durante o curta lê-se: "Todo joven revuelto hay que tener una camisa de Che". A camisa pertence a Mariana Alencar, assim como a boina parisiense e os óculos de armação preta.
* O chapéu panamá usado por Kaike Fernandes em suas cenas é realmente do Panamá.
* Com dificuldades para controlar o riso, Natalia Weber precisou repetir várias vezes a cena em que sua personagem aconselha a estudante a levar a lista de palavras difíceis para memorizá-las no banheiro.
* Giulliano Della Rovere se inspirou em uma professora de Sociologia de sua escola para compor seu personagem.
* O cinegrafista do filme, Ricardo Biancovilli, é o mesmo do sucesso "Priscila Cantando Paco" (1992).
* Mariana Alencar se inspirou em uma professora da Escola de Comunicação da UFRJ para compor o visual hippie de sua personagem. Já o excesso de "nãã" em sua fala foi influência de outra professora da mesma instituição de ensino.
* Foram criados perfis falsos no Orkut para a gravação da cena em que Luciene manda um "scrap" para sua amiga Karollynny.
Trilha Sonora
Foram utilizadas as seguintes trilhas no curta-metragem:
* "Conversa de Botas Batidas", Los Hermanos
* "O Vento", Los Hermanos
* "J1", Mallu Magalhães
* "Tchubaruba", Mallu Magalhães
* "Ironside", Quincy Jones
* "Le Cornichons", Nino Ferrer
* "Je T'Aime Moi Non Plus", Serge Gainsbourg
* "Bom, Mau, Feio", Yordy Roelofs
* "Tô Nem Aí", Luka
* "'The Black Hawk War, or, How to Demolish an Entire Civilization and Still Feel Good About Yourself in the Morning", Sufjan Stevens
Figurantes
* Amanda Biancovilli
* Ti Bola
* Eric Figueiredo
* Gabriela Serrano
Agradecimentos
* Auto-Escola Shalom
* Salão Gênesis
* Ricardo Biancovilli, pelo seu incentivo e apoio incondicional